Exame de vitamina D: Quando Realizar?

A vitamina D fortalece o sistema imunológico, regula o cálcio e contribui para a saúde dos ossos. Continue a leitura e entenda sua importância e como garantir bons níveis.

A vitamina D desempenha um papel vital na manutenção da saúde óssea. A sua dosagem no sangue é feita mais frequentemente pela avaliação dos níveis de 25-hidroxi-colecalciferol (25-OHD), a forma mais abundante na circulação, o que permite identificar se sua concentração está dentro do esperado para um organismo saudável ou se existe alguma deficiência em sua concentração.

O que é a vitamina D

Apesar de ser conhecida como uma vitamina, a vitamina D é considerada um pré-hormônio, produzido pela própria pele, em resposta à exposição solar.

Para que serve a vitamina D

A vitamina D está associada ao metabolismo do cálcio e, portanto, quando deficiente, pode se associar a distúrbios ósseos, a exemplo da osteoporose.

Quais sinais podem estar relacionados aos níveis alterados de Vitamina D no organismo?

Os indivíduos com deficiência de vitamina D podem apresentar fraqueza muscular, baixa massa óssea, maior risco de quedas e fraturas. O acompanhamento médico regular e a realização de exames, quando necessários, são fundamentais.

Como é feita a coleta e quando a vitamina D pode ser solicitada?

A coleta é feita como em um exame de sangue comum. É retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, preferencialmente da veia do antebraço, e o material é enviado para análise em laboratório.

Em geral, recomenda-se ao paciente que informe qualquer medicamento, suplemento ou vitamina em uso antes de realizar a dosagem da vitamina D.

O exame de vitamina D é geralmente solicitado para os indivíduos que pertencem ao grupo de risco. Além disso, pessoas com menos de 60 anos com obesidade, que não se expõem à luz solar ou que têm contraindicação a tal exposição podem também ter a indicação do exame.

Valores normais de vitamina D no sangue

Os valores de vitamina D no sangue recomendados para os diferentes grupos são:

  • População saudável (até 60 anos): acima de 20 ng/mL;
  • Grupos de risco para perda óssea: 30 a 60 ng/mL;
  • Risco de toxicidade e hipercalcemia: acima de 100 ng/mL.

É importante, contudo, reforçar, que a interpretação do resultado do exame deve ser sempre feita por um médico que o analisa em conjunto com a história clínica do paciente.

Realize seu exame de Vitamina D com a Clínica Felippe Mattoso

Agende seus exames de Vitamina D na Clínica Felippe Mattoso, onde nossa equipe altamente treinada garante excelência em diagnósticos. Oferecemos diversas soluções em medicina, visando proporcionar um atendimento completo e de qualidade. 

Encontre a unidade mais próxima de você e, para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp ou telefone (21) 2266 8989. Disponibilizamos também atendimento móvel para exames laboratoriais, aplicação de vacinas, holter, teste de Covid-19 e muito mais, no conforto da sua casa, todos os dias da semana!