Hemoglobina Glicada: para que serve o exame e mais!

Conheça nesse post mais informações sobre o exame de hemoglobina glicada, indicação, referência e onde realizar o exame.

A hemoglobina glicada, ou A1C, é um exame amplamente utilizado para o diagnóstico e monitoramento do diabetes. Uma vez que reflete o nível médio de glicose no sangue ao longo dos últimos dois a três meses, fornece uma indicação do controle glicêmico do indivíduo em um prazo maior.

O que é a hemoglobina glicada?

A hemoglobina, uma proteína presente nas células vermelhas do sangue (hemácias), tem a função de transportar oxigênio dos pulmões para as células do corpo. Uma parte dessa proteína se combina à glicose, formando a hemoglobina glicada (A1C).

O exame mede a porcentagem de proteínas da hemoglobina ligadas à glicose no sangue (glicada). Como esse processo ocorre ao longo do tempo e as hemácias têm uma vida útil de aproximadamente 90 dias, o teste de hemoglobina glicada reflete o nível médio de glicose no sangue nos últimos 2 a 3 meses.

O exame de A1C possibilita, portanto, uma análise da glicemia em um período maior em relação, por exemplo, à glicemia de jejum, que mostra os níveis de glicose em um momento específico.

Como é realizado o exame de hemoglobina glicada?

O exame de hemoglobina glicada é um procedimento simples que envolve a coleta de uma amostra de sangue, geralmente por punção venosa, no braço. A amostra de sangue é então analisada para medir a porcentagem de hemoglobina ligada à glicose e o resultado é liberado em alguns dias.

Não há necessidade de jejum para o teste, o que o torna conveniente. O exame pode ser feito em qualquer momento do dia, independentemente de quando o indivíduo tenha feito a última refeição.

Hemoglobina glicada: valores de referência

Os valores de referência da hemoglobina glicada são expressos em porcentagem, refletindo a proporção de hemoglobina ligada à glicose.

Os seguintes valores são considerados para avaliação do risco de desenvolvimento de diabetes:

  • Menor que 5,7%: baixo risco de diabetes
  • De 5,7% a 6,4%: risco aumentado para diabetes
  • Maior ou igual a 6,5%: valor consistente com diabetes

Tais valores propostos pelos consensos de diabetes são válidos para metodologias de referência certificadas pelo National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP).

Quando o exame é solicitado?

O exame de hemoglobina glicada pode ser indicado em várias situações clínicas, especialmente relacionadas ao diagnóstico e ao acompanhamento do diabetes.

Para a investigação de diabetes, o teste de hemoglobina glicada é um dos exames utilizados. Outros exames que também são usados para essa finalidade são a glicemia de jejum e o teste oral de tolerância à glicose.

Ademais, o exame A1C pode identificar pessoas com risco aumentado para diabetes.

Para aqueles que já têm o diagnóstico de diabetes, o exame é realizado regularmente para avaliar o controle glicêmico e ajustar o tratamento, se necessário.

O que pode causar alterações nos resultados do exame?

O resultado do teste de hemoglobina glicada deve ser sempre interpretado por um médico, pois há tanto fatores que interferem na medida da A1C, quanto que afetam a interpretação dos resultados, como anemias, doenças renais, situações que comprometem o tempo de circulação das hemácias, alterações genéticas da hemoglobina, entre outros.

Agende seus exames na Clínica Felippe Mattoso

Faça seus exames laboratoriais, de imagem e mantenha sua vacinação em dia com a Clínica Felippe Mattoso. São 10 unidades localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Veja qual delas fica mais próxima a você.

Você também pode optar pelo Atendimento Domiciliar, em que pode realizar os seus exames laboratoriais, vacinação, MAPA e Holter na sua casa ou onde preferir, de domingo a domingo. Entre em contato com nosso agendamento via WhatsApp ou pela central (21) 2266.8989.

Converse sempre com seu médico!