Conheça a vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), HPV nona valente (Gardasil® 9).
As infecções por HPV são transmitidas sexualmente por contato epitelial direto (pele ou mucosa) ou, raramente, pela exposição ao vírus no trato genital materno com lesões pelo HPV durante trabalho de parto.
Saiba mais sobre o HPV e a vacina Gardasil® 9, disponível na Clínica Felippe Mattoso, pelo Atendimento Domiciliar.
Para agendar entre em contato pelo telefone (21) 2266-8989 ou envie uma mensagem para o nosso WhatsApp.
O que é o HPV?
O HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do vírus. Existem mais de 100 genotipos de HPV identificados, que são categorizados como de baixo risco para induzir câncer (por exemplo os tipos 6 e 11) ou alto risco para oncogênese (por exemplo os tipos 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58).
Como o HPV é contraído? É transmissível?
As infecções por HPV são transmitidas sexualmente por contato epitelial direto (pele ou mucosa) ou, raramente, pela exposição ao vírus no trato genital materno com lesões pelo HPV durante trabalho de parto.
É preciso tomar a vacina do HPV todos os anos?
Não, apenas um esquema é feito, sem necessidade de reforço ou revacinação:
Existe alguma contraindicação para tomar a vacina?
As contraindicações incluem alergia grave (anafilaxia) às substâncias ativas ou a qualquer excipiente da vacina após uma dose prévia da mesma vacina. HPV9 é contraindicada para pessoas com história de alergia a alguns fungos específicos.
O que muda na vacina quadrivalente para a nonavalente?
Gardasil® 9 contém os mesmos 4 tipos de HPV que Gardasil® (6, 11, 16 e 18) com mais 5 outros tipos de HPV (31, 33, 45, 52 e 58). Esses genótipos adicionais incorporados na nova vacina aumentam a proteção contra os vírus de alto risco para oncogênese de ±75% para ±90%.
A vacina tetravalente pode ser aplicada em mulheres grávidas e crianças?
A vacina HPV9 não pode ser utilizada em crianças menores de 9 anos de idade, uma vez que não há estudos de segurança e eficácia concluídos nessa faixa etária. De forma semelhante, não se deve administrar Gardasil® 9 durante a gravidez. Em situações de gravidez confirmada, deve-se esperar até o fim da gravidez para completar o esquema vacinal. Entretanto, caso a vacina tenha sido administrada inadvertidamente a uma gestante, não há motivos para preocupação! Em estudos com mais de 1000 gestações, mulheres grávidas, ou que engravidaram após serem vacinadas com Gardasil® 9, não foram observadas chances maiores de abortos espontâneos ou bebês com defeitos congênitos.
Eu tomei a vacina quadrivalente, posso tomar a nonavalente?
Sim, a vacina nonavalente pode ser administrada com objetivo de ampliar a proteção contra os 5 vírus adicionais de alto risco para oncogênese. Com esse objetivo, deve-se iniciar o esquema vacinal com HPV9 (de acordo com idade na primeira dose) após 12 meses da última dose da HPV4.
Na sexta, dia 15/11, as unidades funcionarão normalmente.
Em breve, o Grupo Fleury abre as inscrições para os Programas de Fellow em Diagnóstico por Imagem.
Confira nossos horários especiais no feriado do G20