Outros nomes:
I - Informações sobre a administração do medicamento
- O medicamento escetamina deve ser administrado por via nasal em adultos, acima dos 18 anos de idade.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. Essa sigla é para atendimentos apenas aplicação, a administração pode ser realizada somente com o receituário branco.
- Para administração dessa medicação é obrigatória a presença de um acompanhante do paciente com mais de 18 anos.
- Manter a medicação conforme condições de armazenamento exigidas pelo fabricante.
- Evitar alimentação por pelo menos 2 horas antes e não ingerir líquidos, pelo menos 30 minutos antes da administração do medicamento, devido ao risco de náuseas e vômitos.
- A administração da escetamina será realizada somente após entrevista médica.
No dia anterior ao primeiro agendamento, um médico do Fleury entrará em contato, via telefone, com o paciente para fazer uma entrevista, com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação da escetamina, no dia seguinte.
Esse medicamento possui restrições, caso haja dúvidas entrar em contato com seu médico:
- Durante a gestação ou suspeita
- Amamentação
- Durante tratamento de fertilização
- Se você tem idade superior a 65 anos
- Histórico de reação Alérgica ao medicamento
- Hipertensão arterial sistêmica instável e mal controlada
- Evento cardiovascular recente, como infarto agudo do miocárdio, nas últimas 6 semanas. Pacientes que tiveram infarto do miocárdio recente devem estar estáveis e melhores dos sintomas cardíacos, antes da administração do medicamento.
- Evento cardiovascular recente, como ataque isquêmico transitório ou acidente vascular encefálico.
- Doença cardíaca valvar hemodinamicamente significativa, como a insuficiência mitral ou aórtica, e a estenose aórtica.
- Se você tem insuficiência cardíaca de qualquer causa.
- Outras situações que necessitam de cautela para a administração da escetamina: histórico de psicose, mania ou transtorno afetivo bipolar, histórico de arritmia cardíaca e hipertensão intracraniana com ou sem derivação liquórica.
- O paciente deve evitar atividades que requerem estado de alerta mental e coordenação motora, como dirigir ou operar máquinas. O medicamento escetamina pode causar sonolência, tonturas, vertigens e distúrbios dissociativos.
- Uso concomitante com depressores do sistema nervoso como álcool, derivados do diazepam ou analgésicos opióides, pode levar ao aumento de sedação como efeito colateral ao uso da escetamina.
- Uso concomitante de psico estimulantes, como anfetaminas, ou de inibidores da monoamino oxidase (IMAO) aumenta o risco de elevação da pressão arterial durante a administração da escetamina.
- Não administrar descongestionantes ou corticoides por via nasal dentro de 1 hora antes da administração de escetamina.
Este exame não necessita ser agendado.