Outros nomes:
Reações locais: dor no local da injeção (50%), eritema no local de injeção (27%), geralmente dentro de dois dias após a injeção, de gravidade leve a moderada, com duração de 1 a 3 dias e mais frequentes após a primeira injeção.
Reações Sistêmicas: cefaleia (35%), mialgia (31%), mal-estar (24%), astenia (20%) e febre (11%), geralmente, dentro de dois dias após a injeção, com duração de 1 a 3 dias e mais frequentes após a primeira injeção.
Esquema de vacinação habitual:
Indivíduos dos 4 aos 60 anos de idade, e acima de 60 anos com pedido médico.
Duas doses, com intervalo de 3 meses (esquema 0, 3 meses). Até o momento, não há indicação de dose de reforço.
Coadministração:
-- Vacinas vírus vivo (parenteral): devem ser realizadas com 28 dias de intervalo.
-- Vacinas orais ou parenterais inativadas: devem ser realizadas com 24 horas de intervalo.
-- Esta vacina não deve ser misturada com outra vacina nem com outro medicamento.
Intercambialidade:
Não há contraindicação para a aplicação da QDENGA em pacientes que receberam previamente a DENGVAXIA há pelo menos 3 meses.
Observações:
--Para pacientes que tiveram Dengue, recomenda-se um intervalo de 3 meses para a aplicação da vacina Qdenga. A critério do médico prescritor, pode-se considerar o intervalo mínimo de 1 mês.
Agente infeccioso: vírus da dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4).
Indicação: prevenção da dengue sintomática em indivíduos de 4 aos 60 anos.
Plataforma vacinal: vírus vivo atenuado recombinante quimérico (genes de proteínas de superfície específicas do sorotipo introduzidos no arcabouço do vírus da dengue tipo 2), produzidos em células Vero por tecnologia de DNA recombinante. A vacina contém organismos geneticamente modificados (OGMs).
- Coadministração:
-- Em adultos, a vacina pode ser aplicada no mesmo dia com a vacina contra hepatite A ou vacina contra a febre amarela. Até o momento, não há estudos envolvendo a coadministração com outras vacinas. Se QDENGA for coadministrada com outra vacina injetável, as vacinas devem sempre ser administradas em locais de injeção diferentes.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, o Fleury não oferece o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.
-- Como ocorre com as demais vacinas atenuadas, para aplicação de duas vacinas de vírus vivos atenuados injetáveis (como QDENGA) em dias diferentes deve haver um intervalo mínimo de 28 dias entre as aplicações.
- Esta vacina é indicada para uso adulto e pediátrico dos 4 aos 60 anos. Fora desta faixa etária, o Fleury não irá administrar a vacina mesmo com pedido médico.
Indicação de uso:
--Esta vacina é indicada para a prevenção de dengue sintomática e dengue grave.
--No momento, só estamos realizando a segunda dose para os clientes que receberam a primeira dose no Grupo Fleury.
Faixas etárias de indicação: uso adulto e pediátrico dos 4 aos 60 anos. A partir de 61 anos, será realizada apenas com pedido médico.
Restrições:
-- Vigência de quadro febril e/ou infeccioso - neste caso, recomenda-se apenas adiar a vacina, já que não se trata de uma contra-indicação absoluta;
-- Hipersensibilidade ou anafilaxia a componentes da vacina ou dose anterior desta mesma vacina.
-- Para pacientes que tiveram Dengue, recomenda-se um intervalo de 3 meses para a aplicação da vacina Qdenga. A critério do médico prescritor, pode-se considerar o intervalo mínimo de 1 mês.
-- Para pacientes que receberam a vacina Dengvaxia, é necessário um intervalo mínimo de 1 mês para a aplicação da Qdenga.
-- Indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos (p. ex., 20 mg/dia ou 2 mg/kg/dia de prednisona por duas semanas ou mais) dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas atenuadas.
-- Indivíduos com infecção sintomática pelo HIV ou infecção assintomática pelo HIV quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida.
-- Ter recebido outra vacina atenuada (febre amarela, tríplice viral, tetra viral, varicela e dengue) há < 28 dias
-- Ter recebido derivados de sangue nos últimos 12 meses (consultar assessoria médica)
Gestação: como ocorre com as demais vacinas atenuadas, esta vacina não deve ser administrada durante a gestação. Mulheres com potencial para engravidar devem evitar a gravidez durante pelo menos um mês após a vacinação.
Lactação: Não se sabe se Qdenga é excretada no leite humano, portanto se desconhecem riscos para recém-nascidos. Recomenda-se postergar a vacinação para o período pós lactação, entretanto, em cenários epidemiológicos em que os benefícios da vacinação superem os eventuais riscos associados à vacinação, Qdenga poderá ser administrada na lactante após os 6 meses de vida mediante apresentação de pedido médico.
ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.
Locais e horários de aplicação
A aplicação da vacina da DENGUE está restrita a unidade Paraíso para a aplicação da
segunda dose dos pacientes que iniciaram o esquema vacinal no Fleury. Dúvidas entrar em
contato com o setor de vacina ramal 6703 ou 6717.
ATENÇÃO: a carteira de vacinação é OBRIGATÓRIA para menores de 12 anos.
Atendimento móvel
Devido à Nota Técnica No. 7/2024 CGFAM/DPNI/SVSA do Ministério da Saúde, esta vacina não está disponível em atendimento móvel no momento.
Ingredientes ativos: após a reconstituição, cada dose (0,5 mL) contém
Sorotipo 1 do vírus da dengue (vivo, atenuado): >= (maior igual) 3,3 log10 UFP/dose
Sorotipo 2 do vírus da dengue (vivo, atenuado): >= (maior igual) 2,7 log10 UFP/dose
Sorotipo 3 do vírus da dengue (vivo, atenuado): >= (maior igual) 4,0 log10 UFP/dose
Sorotipo 4 do vírus da dengue (vivo, atenuado): >= (maior igual) 4,5 log10 UFP/dose