Outros nomes: VACINA CONTRA FEBRE AMARELA, VACINA ATENUADA CONTRA FEBRE AMARELA, VACINA CONTRA FEBRE AMARELA, ATENUADA, STAMARIL, VACINA CONTRA FEBRE AMARELA, SANOFI
Indicação de uso:
-Prevenção da febre amarela, especialmente para pessoas que vivem, viajam ou passam por uma área endêmica e trabalhadores de laboratório de manipulação de materiais potencialmente infecciosos.
Faixas etárias de indicação:
-- Uso adulto e pediátrico a partir de 9 meses de idade, sem limite superior de idade.
-- Quando o contexto epidemiológico da febre amarela exigir uma vacinação imediata (de acordo com as recomendações oficiais), Stamaril® pode ser considerada para crianças entre 6 e 9 meses de idade.
Emissão do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP):
-- O CIVP pode ser necessário para viajantes como condição para entrada em um país, baseado em requisitos locais. O Fleury não fornece serviço de medicina do viajante, portanto o cliente deve buscar esta informação em fontes oficiais ou no Ambulatório do Viajante do HC-USP.
-- O Fleury não emite certificado impresso – este foi substituído pelo CIVD digital, que estará disponível no Meu SUS Digital (https://meususdigital.saude.gov.br) em até 3 dias após a vacinação.
-- A validade do CIVP de febre amarela inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida (será necessário tirá-lo apenas uma vez).
Restrições:
-- Stamaril® é contraindicada em casos de:
- Hipersensibilidade (anafilaxia) a ovos, proteínas de galinha ou quaisquer componentes da vacina ou após uma dose anterior deste imunizante.
- Pacientes com histórico de doença do timo (incluindo a miastenia grave, timoma) ou timectomia, uma vez que tais situações têm sido identificadas como potente influência no desenvolvimento da doença viscerotrópica
associada à vacina febre amarela.
- Pacientes sintomáticos infectados pelo HIV.
- Pacientes assintomáticos infectados pelo HIV, mas acompanhado de evidências de função imune prejudicada
- Crianças menores de 6 meses de idade (pelo risco aumentado de encefalite)
-- Vigência de quadro febril e/ou infeccioso leve (como um resfriado ou gastroenterite): recomenda-se apenas adiar a vacinação até melhora dos sintomas, uma vez que não se trata de uma contraindicação absoluta;
-- Em caso de administração intramuscular (considerada uma via alternativa para este produto), Stamaril® deve ser aplicada com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, nos quais há risco de sangramento após injeção intramuscular.
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.
Gestação: assim como ocorre com as demais vacinas de vírus vivo atenuado, Stamaril® não deve ser utilizada em mulheres grávidas (Categoria de gravidez: C)
Lactação: mulheres amamentando filhos menores de 6 meses deverão ser vacinadas somente se residirem em local próximo onde ocorreu a confirmação de circulação do vírus (epizootias, casos humanos e vetores na área afetada). Neste caso, deve-se suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação. Em caso de lactantes com filhos com mais de 6 meses, não há necessidade de suspender a amamentação após a vacinação materna.
ATENÇÃO: o preço da vacina se refere sempre a uma dose unitária.
Locais e horários de aplicação: A aplicação da vacina é realizada após entrevista médica nas Unidades:
-- Alphaville: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Anália Franco II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Braz Leme: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Campinas: de segunda a sábado, das 07:00 às 12:00; aos domingos: serviço fechado
-- Campo Belo: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
-- Itaim: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Morumbi: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- República do Líbano I: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Paraiso: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 18:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
-- Rochaverá: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; aos domingos das 07:00 às 12:00.
--Santo André II: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; domingo fechado
-- Villa Lobos: de segunda a sexta, das 07:00 às 18:00; aos sábados das 07:00 às 12:00; Domingos: serviço fechado.
ATENÇÃO: a carteira de vacinação é OBRIGATÓRIA para menores de 12 anos.
Atendimento móvel
Quando a aplicação da vacina for através do Atendimento Móvel:
-- Favor digitalizar a carteirinha de vacinação e/ou pedido médico e encaminhar o arquivo para o e-mail Pedido Móvel ([email protected]) - o título do e-mail deve conter o nome completo do cliente.
-- É necessário, para a realização da vacina, uma entrevista médica a ser realizada pelo telefone no período de 24-48hs uteis antes da data do agendamento.
Composição: cada dose (0,5 ml) de Stamaril® contém
-- Ingredientes ativos: vírus atenuados da febre amarela (cepa 17D-204) =1.000UI (cultivados em embriões de galinha)
-- Excipientes: lactose, sorbitol, cloridrato de L-histidina, L-alanina e solução salina (cloreto de sódio, cloreto de potássio, fosfato básico de sódio, fosfato de potássio, cloreto de cálcio sulfeto de magnésio).
-- Diluente: solução de cloreto de sódio a 0,4%
-- Conservantes: não contém.
A tampa da seringa preenchida contém uma borracha natural derivada do látex, que pode causar reações alérgicas em indivíduos sensíveis ao látex.
"Agente Infeccioso: A febre amarela é uma arbovirose potencialmente grave e fatal causada por um vírus da família Flaviviradae, do gênero Flavivirus, transmitida ao homem por picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A forma clássica da doença caracteriza-se por um quadro íctero-hemorrágico, com comprometimento hepático, renal, miocárdico, neurológico e hemorrágico, com elevada letalidade.
Indicação: Prevenção da febre amarela, especialmente para pessoas que vivem, viajam ou passam por uma área endêmica e trabalhadores de laboratório de manipulação de materiais potencialmente infecciosos.
Plataforma vacinal: vírus vivo atenuado.
Observações:
-- Assim como identificado com outras vacinas, a produção de anticorpos pode ser insuficiente em crianças menores de 5 anos de idade.
-- Como ocorre com qualquer imunobiológico, as vacinas podem não proteger completamente todos os indivíduos que a receberem."
Esquema de vacinação habitual:
-- Crianças até 4 anos: duas doses, aos 9 meses e aos 4 anos;
-- Crianças e adultos com mais de 5 anos:
- PNI disponibiliza dose única. Pessoas a partir de 5 anos de idade que receberam uma dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber uma segunda dose, independentemente da idade em que procurarem o serviço de vacinação, respeitando intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
- SBIm recomenda duas doses, com intervalo de 10 anos, pela possibilidade de falha secundária (perda de proteção ao longo do tempo)
Coadministração:
-- Vacinas vírus vivo (parenteral): devem ser realizadas no mesmo dia ou com 28 dias de intervalo.
--- O Ministério da Saúde recomenda que crianças até 2 anos de idade evitem receber a vacina contra febre amarela simultaneamente com a vacina tríplice viral, devendo-se aguardar intervalo mínimo de 30 dias entre as duas vacinas. Por não se tratar de uma contraindicação formal, a administração concomitante destas vacinas pode ser realizada a critério médico.
-- Vacinas orais ou parenterais inativadas: não é necessário intervalo
-- Em caso de questionamento sobre APLICAÇÃO SIMULTÂNEA informar que as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, porém uma de cada vez. Ou seja, não oferecemos o serviço de aplicação de duas vacinas ao mesmo tempo.
Intercambialidade: No esquema vacinal infantil, onde duas doses são recomendadas, quaisquer vacinas licenciadas para uso no Brasil (Stamaril® e vacina contra febre amarela produzida por Bio-Manguinhos) podem ser utilizadas em qualquer dose da série.
Observações:
-- O uso de dose fracionada (equivalente a 20% da dose convencional, utilizada pelo Ministério da Saúde para conter o surto de grandes proporções) está restrito a vacina produzida por Bio-Manguinhos. Não há, portanto, autorização para a administração de doses fracionadas de Stamaril®.
-- A dose fracionada da vacina febre amarela é considerada válida para fins de esquema (de uma ou duas doses), mas não é aceita para a emissão do CIVP. Pessoas que precisam se deslocar para países que exigem este documento precisam receber pelo menos uma dose completa/padrão da vacina no mínimo 10 dias antes da viagem.
-- O esquema vacinal deve ser sempre individualizado para cada paciente.
Reações locais: Dor, edema (inchaço) e eritema (vermelhidão) no local de administração.
Reações sistêmicas:
-- As reações mais comuns incluem febre, mal-estar, dor de cabeça, mialgia, náusea, vômitos, exantema. Em crianças pequenas: irritabilidade, perda de apetite, sonolência e choro.
-- Doença Neurotrópica Associada à Vacinação contra Febre Amarela (DNAVFA) pode ocorrer dentro de 42 dias (6 semanas) após a vacinação com todas as vacinas contra a febre amarela e inclui encefalite, doença neurológica com envolvimento do sistema nervoso periférico (como síndrome de Guillain-Barré), déficit neurológico focal, disfunção cerebelar ou convulsões.
-- Doença Viscerotrópica Associada à Vacinação contra Febre Amarela (DVAVFA) pode ocorrer dentro de 14 dias (2 semanas) após a vacinação com todas as vacinas contra a febre amarela e inclui sinais e sintomas inespecíficos (febre, mialgia, fadiga e dores de cabeça e hipotensão), podendo evoluir rapidamente para disfunção hepática com icterícia, citólise muscular, trombocitopenia, insuficiências respiratória e renal agudas.
Advertências e precauções gerais:
-- Indivíduos que sofrem de doença leve, como um resfriado ou gastroenterite, podem ser vacinados normalmente e não deve resultar no adiamento da vacinação. Entretanto, a ocorrência de febre geralmente resulta no adiamento da vacinação por 48-72h após cessação do quadro febril - trata-se de uma precaução com o intuito de não se atribuir as manifestações da doença à vacina. A presença de enfermidade aguda moderada ou grave (com ou sem febre) geralmente contraindica vacinação até que ocorra melhora clínica.
-- Como regra geral não é recomendado tomar medicamentos antipiréticos ou analgésicos profilaticamente antes da vacinação; no entanto, estes medicamentos podem ser utilizados para o tratamento de sintomas locais ou sistêmicos pós-vacina, sempre que necessário.
-- Assim como outras vacinas de administração intramuscular, deve ser aplicado com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, nos quais há risco de sangramento após injeção intramuscular.
-- Reações relacionadas ao estresse, incluindo reações vasovagais (síncope), hiperventilação ou reações relacionadas ao estresse podem ocorrer em associação à vacinação como uma resposta psicogênica à injeção com agulha – particularmente em adolescentes e adultos jovens.
-- Stamaril® pode induzir resultados falsos positivos com exames laboratoriais e/ou testes de diagnóstico para outras doenças relacionadas a flavivírus, tais como dengue e zika.