Outros nomes:
I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento tocilizumabe deve ser administrado por via intravenosa (IV, na veia) em adultos e em crianças a partir dos 12 anos de idade.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação.
A administração de tocilizumabe é realizada somente após entrevista médica
-.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.
I - Informações sobre o tocilizumabe
- O tocilizumabe é um anticorpo monoclonal recombinante humanizado que inibe de forma competitiva a ligação da interleucina-6 (IL-6) a seu receptor. A ausência da formação do complexo da IL-6 com seu receptor evita a sinalização intracelular da IL-6 em células alvo, como linfócitos T e B. O tocilizumabe reduz a atividade biológica dessa citocina pró inflamatória.
II - Indicações do tocilizumabe
As indicação, em bula, para uso do tocilizumabe á a artrite reumatoide, de moderada a grave em adultos, sem resposta ao uso de drogas modificadoras de atividade de doença (DMARD) e a agentes anti-TNF alfa, em doses e tempo de uso adequados. O tocilizumabe também é indicado para o tratamento de artrite idiopática juvenil (AIJ), na forma sistêmica, em pacientes com idade igual ou superior a 2 anos, que tenham falhado ao uso de anti-inflamatórios não hormonais e corticosteroides em doses adequadas.
O tocilizumabe pode ser utilizado com ou sem o uso concomitante de metotrexato ou de outros DMARD. Não associar o tocilizumabe a outros agentes biológicos.
(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado):
- A posologia do tocilizumabe deve ser de 160mg para administração IV a cada 4 semanas. Na artrite reumatoide é dose do tocilizumabe é calculada em 8mg/kg, enquanto que na AIJ sistêmica, a posologia do tocilizumabe deve ser de 10mg/kg para pacientes com menos de 30 Kg e de 8mg/Kg para pacientes com ? 30 Kg.
Reconstituição:
Diluente: não se aplica - solução pronta
Estabilidade após aberto: 24h refrigerado
Volume por ampola: 80mg/4ml e 200mg/10ml
Concentração no frasco: 20mg/ml
Diluição:
Diluente: soro fisiológico 0,9%
Volume: 100 ml (medicamento + soro).
Estabilidade após diluição: 24h temperatura ambiente
PVC compatível, soro glicosado: compatível
Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica
Fotossensibilidade: não
Via de Administração: EV
Potencial emético: baixo
Preparo:
Toda a preparação do medicamento tocilizumabe IV deve ser realizada em condições assépticas.
Materiais
Luvas estéreis/Luvas de procedimento
1 Equipo bomba.
1 Seringa 10 ml ou 20 ml
1 Agulha 40x12
Recipiente de 100 ml SF 0,9%
Passos
1.Prepare o Soro Fisiol. de 100 ml com equipo preenchido com o próprio soro do frasco.
2. Retiro a quantidade de soro equivalente ao que será inserido do medicamento.
3.Aspire o volume necessário da ampola de tocilizumabe e insira vagarosamente no SF 0,9%.
Tempo de infusão: 60 min ev
Orientações Gerais:
Uso exclusivamente EV.
- A administração do tocilizumabe está relacionada ao desenvolvimento de reações infusionais que incluem dispneia, rubor, cefaleia e erupção cutânea.
- Reações relacionadas à infusão são definidas como qualquer evento ocorrido durante ou dentro de 24 horas após a infusão. Reações graves de hipersensibilidade, inclusive anafilaxia, foram relatadas em associação ao uso de tocilizumabe. Tratamento apropriado deve estar disponível para uso imediato em caso de reação anafilática durante a infusão de tocilizumabe. Caso ocorra reação anafilática ou outra reação de hipersensibilidade séria, a administração deverá ser interrompida imediatamente e permanentemente descontinuada. Eventos de hipersensibilidade grave e anafilaxia ocorrem em pacientes tratados com doses variadas de tocilizumabe, com ou sem terapias concomitantes para artrite, pré-medicações ou presença de reação de hipersensibilidade prévia.