Outros nomes: Revisão de exame histopatológico, Revisão de exame anatomopatológico, Revisão de exame de imunohistoquímica, Revisão de exame de citologia, Revisão de exame de colpocitologia oncótica, Revisão de Papanicolau, Revisão de bloco de parafina
- Necessário apresentar o pedido médico.
- Este exame é realizado somente em amostras enviadas, que podem ser blocos de parafina, lâminas de hematoxilina-eosina (HE), lâminas de citologia e lâminas de imunoistoquímica (acompanhadas de uma lâmina de HE).
- Os materiais precisam ser obrigatoriamente acompanhados por uma cópia do laudo original para que o Fleury tenha acesso aos dados de identificação do cliente e da amostra recebida, assim como ao aspecto macroscópico das peças cirúrgicas, uma vez que essas informações são necessárias para a melhor interpretação dos casos.
- Desde que seja possível, deve ser enviado ao menos um bloco de parafina representativo da lesão, para a complementação do laudo.
- É necessário encaminhar resultados de exames anteriores, se houver.
- Enviar o material recebido para o AP em temperatura ambiente, juntamente com a cópia do laudo original caso esta não tenha sido escaneada.
ATENÇÃO: Para todas as Unidades fora de São Paulo enviar além da amostra o "TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PROCEDIMENTO DIAGNÓSTICO EM PATOLOGIA", assinado pelo cliente.
Após o recebimento da amostra, é feita análise e descrição de suas características microscópicas. Colorações especiais podem ser realizadas quando necessário. Se durante a revisão, o patologista julgar necessário a complementação da análise com exame imunoistoquímico, o mesmo entrará em contato com o médico do cliente para discutirem a inclusão ou não desse exame
- Não se aplica.
- O resultado deste estudo baseia-se na interpretação dos aspectos histológicos e de eventuais exames complementares (colorações histoquímicas, exame imunoistoquímico, etc.), sendo fornecido um diagnóstico histopatológico com nomenclatura padronizada, de acordo com o tipo de amostra recebida.