Manual de exames

Ressonância magnética, bacia

Outros nomes: RESSONANCIA MAGNETICA ARTICULACOES PUBICAS, Ressonância magnética bacia , Ressonância magnética da bacia, Ressonância magnética osso ilíaco, Ressonância magnética osso isquiático, Ressonância magnética região glútea, Ressonância magnética sínfise púbica, RM ARTICULACOES PUBICAS, RM bacia, RM osso ilíaco , RM osso isquiático , RM ossos da bacia, RM região glútea , RM sinfise púbica , RM de cintura pélvica, RM inserção da musculatura abdominal no púbis fem, RM inserção da musculatura abdominal no púbis masc, Ressonância magnética do quadril para neurografia, Ressonância magnética de glúteos, RM pévica óssea, RM PUBIS

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame

- Trata-se de exame de ressonância magnética da bacia.

II - Critérios de realização

- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Paciente menores de 18 anos devem ser acompanhados pelo seu responsável legal durante todo o tempo de permanência na unidade.
- Para pacientes menores de 16 anos, com declínio cognitivo ou que necessitam de acompanhamentos especiais, devem ser devem ser acompanhados pelo seu responsável legal em todas as dependências da unidade.

Critérios de realização com anestesia:
- Este exame pode ser feito com anestesia e para estes casos, seguir os preparos da ressonância e da anestesia.
- Pacientes menores de 1 ano: Não realizamos o exame com anestesia.
- Paciente de 1 ano à 6 anos, 11 meses e 29 dias: Obrigatório uso de anestesia.

- A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética.

Recomendações importantes:
- Trazer resultados anteriores, se houver, comparecer à unidade com cabelos secos, sem uso de gel, cremes, maquiagem, óleos corporais, filtro solar e cremes analgésicos.
- Para pacientes que fazem o uso de fraldas descartáveis, trazer uma reserva para a troca. O exame não pode ser realizado com a fralda úmida ou molhada.
- Precisa estar sem joias, brincos e pulseiras, pode haver a necessidade de retirada de piercings (se houver).

Os seguintes objetos podem ter partes metálicas e ferromagnéticas (ou mesmo imãs) e precisam ser removidos:
- Cílios postiços removíveis: Remover 1 dias antes;
- Mega Hair: Remover 1 dia antes;
- Tatuagens e Maquiagem definitiva/ micropigmentação: Aguardar o intervalo de 30 dias para realização de RM.
Caso a remoção não seja possível, a condição da realização do exame será avaliada na unidade.

- Retirar de lentes de contato com pigmentação antes da realização do exame;
- Aparelhos ortodônticos móveis precisam retirados antes do exame;
- Aparelho ortodôntico fixo não apresenta risco ao paciente, mas pode comprometer a qualidade da imagem;
- Se a Ressonância Magnética for com anestesia, clientes que fazem uso de unhas de gel precisam retirar o material antes da realização do exame.
- Uma vestimenta será fornecida pelo laboratório a fim de garantir a segurança durante a realização do exame.
- Clientes alérgicos a contraste, entrar em contato com a Central de Atendimento para obter orientações.

III - Contraindicações

a) os seguintes materiais contraindicam a realização do exame:
- Marca-passo cardíaco;
- Neuroestimuladores;
- Fixadores ortopédicos externos (sem a carta do médico);
- Dispositivos eletrônicos não condicionais para Ressonância Magnética.

Materiais condicionais sujeitos a avaliação dos médicos:
- Clipes de aneurisma, Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata), Implantes otológicos cocleares, bomba de medicamento e expansor mamário;
- Se possuir Sensor de glicemia subcutânea, necessário remover para realizar o exame;
- Se possuir "Stents intravasculares (como stent" coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.

b) Materiais permitidos para a realização do exame:
- Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar, próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas), implantes ortopédicos (como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos).

c) Clientes que possuam dispositivos/implantes metálicos ou eletrônicos devem apresentar documentos que comprovem a compatibilidade com o ambiente de Ressonância Magnética.
- Serão aceitos: relatório médico, carta de autorização médica ou cartão de identificação do dispositivo implantado. A ausência do documento pode acarretar impedimento para realização do exame. Para maiores informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento.

d) Se possuir fragmentos de bala no corpo ou outra condicional relativa, entrar em contato com a nossa Central de Atendimento.
Atenção! A presença de materiais metálicos que não estejam na lista de contraindicações descrita nas orientações necessárias, entrar em contato com a central de atendimento.

IV - Preparo

- Não é necessário jejum para este exame.

- Caso tenha o hábito de tomar algum tipo de calmante, sedativo ou relaxante, poderá tomá-lo 1 hora antes do exame, na dosagem em que está habituado."

Método

- Estudo realizado com sequências ponderadas em T1 e T2, multiplanar, com espessuras de cortes variáveis.
- Administração de meio de contraste paramagnético por via intra-venosa (gadolínio) se houver afecção inflamatório-infecciosa ou processo expansivo.

Interpretação e comentários

- Este método proporciona alto contraste tecidual para a avaliação de processos inflamatórios, infecciosos ou expansivos, assim como para o estudo de afecções traumáticas ou musculares e para a determinação do estágio de lesões metastáticas.
- O exame, contudo, apresenta limitações para a detecção de corpos livres intra-articulares nas afecções traumáticas.

Principais indicações

- Pesquisa de má formações vasculares, tumores e coleções tanto nos planos subcutâneo, muscular ou ósseo.
- Avaliação muscular: miosite, infarto, estiramentos / rupturas musculotendíneas.
- Avaliação dos feixes neurovasculares.
- Estadiamento e controle pós-quimioterápico / cirúrgico de processos expansivos tanto de partes moles como ósseos.
- Pesquisa de doenças osteometabólicas.

Regiões estudadas

- Sacro, ílio, ísquio, púbis, músculos e feixes neurovasculares.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura