Outros nomes: RM para pesquisa de de prolapsos dos órgãos pélvicos, Defecografia por ressonância magnética, Ressonância magnética dinâmica do assoalho pélvico, Ressonância magnética para pesquisa de distopia pélvica, Ressonância de Períneo, DEFECO-RM, DEFECORRESONÂNCIA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA (DINÂMICA) DO ASSOALHO PÉLVICO, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE PERÍNEO
- Diagnóstico, avaliação ou acompanhamento de prolapso dos órgãos pélvicos, ou seja a descida do útero, vagina, bexiga e reto.
- Avaliação do descenso perineal e do assoalho pélvico.
- Avaliação das incontinências urinária e fecal.
- Avaliação do músculo puborretal.
- Avaliação de distopia pélvica.
- Avaliação de retocele, enterocele, prolapso retal.
- Avaliação de hipermobilidade uretral.
- Assoalho pélvico, períneo, região perianal,músculo puborretal, útero, vagina, uretra, bexiga, reto e canal anal.
"I - Informações sobre o exame
- Trata-se de exame de ressonância magnética que irá avaliar o assoalho pélvico.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Este exame NÃO é realizado se solicitado com anestesia.
- Este exame NÃO é realizado em cliente portador de neuroestimulador.
- A execução do exame depende da adequada acomodação do cliente no equipamento de ressonância magnética. Fator importante para clientes com peso superior a 120kg, se necessário agendar em equipamento de border maior.
Recomendações importantes:
- Comparecer à Unidade sem piercings, jóias, brincos ou pulseiras.
- Comparecer sem maquiagem.
- Estar com cabelos secos, sem uso de gel ou cremes.
- Não usar óleos corporais, filtro solar, cremes analgésicos.
- Cílios postiços removíveis podem ter partes metálicas, ferromagnéticas ou imãs portanto deverão ser removidos um dia antes para fazer qualquer Ressonância Magnética. Caso a remoção não seja possível, a condição para a realização do exame será avaliada na unidade.
- Aplique ou Mega Hair podem ter partes metálicas e ferromagnéticas. Neste caso, é recomendado remoção do material antes da realização de qualquer exame de Ressonância Magnética.
- Para pacientes que fazem o uso de fraldas descartáveis, será necessário trazer uma reserva para a troca. O exame não pode ser realizado com a fralda úmida ou molhada.
- Tatuagem/ Maquiagem definitiva e micropigmentações
Não é recomendado que indivíduos com tatuagens recentes, maquiagem definitiva ou micropigmentações, feitas nos ultimos 30 dias, sejam submetidos à ressonância magnética. Exceções serão avaliadas pelos médicos na unidade no dia do exame.
- Pacientes que fazem uso de lentes de contato com pigmentação, deverão realizar a retirada do material antes da realização do exame de Ressonância Magnética.
- Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.
- O cliente deve apresentar exames anteriores, se houver.
- Acompanhantes menores de 16 anos ou indivíduos com declínio cognitivo que necessitem de cuidados especiais contínuos não poderão permanecer sem acompanhante responsável na unidade (sala de espera, sala de exames, salas de coleta).
- A fim de garantir a segurança durante a realização do exame, é necessário realizar a troca de roupa na unidade. A vestimenta será fornecida pelo laboratório.
III - Contraindicações
a) Os seguintes materiais contraindicam a realização do exame:
- Marca-passo cardíaco
- Clipes de aneurisma
- Implantes e aparelhos oculares (exceto lentes intraoculares para catarata)
- Implantes otológicos cocleares
- Implantes neuroestimuladores
- Fixadores ortopédicos externos
- Sensor de glicemia subcutânea
- Caso cliente possua expansor mamário não realizamos o exame.
b) Materiais permitidos para a realização do exame (exceto nas unidades Braz Leme, Campinas e Ponte Estaiada):
- Clipes utilizados em cirurgias de vesícula biliar
- Próteses valvares cardíacas (mesmo as metálicas)
- Implantes ortopédicos, como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto os fixadores externos)
- Derivação ventriculoperitoneal
- Dispositivo intrauterino (DIU)
- """"""""Stents"""""""" intravasculares (como """"""""stent"""""""" coronariano, por exemplo) são permitidos para a realização da ressonância somente após 6 semanas de sua colocação.
c) Clientes que possuam dispositivos/implantes metálicos ou eletrônicos ditos condicionais para realizar Ressonância Magnética devem apresentar documento especificando o modelo e a informação de que o mesmo é seguro para ambiente de ressonância magnética. Serão aceitos:
- relatório médico;
- carta de autorização médica;
- cartão de identificação do dispositivo implantado;
Esta documentação deverá ser encaminhada previamente por e-mail e será submetida a análise pelo grupo médico responsável pela segurança em ressonância magnética, a fim de autorizar o agendamento e definir melhor equipamento.
A ausência da documentação e análise prévia pode acarretar em impedimento para realização do exame.
Para maiores informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento.
d) Em pacientes com projéteis metálicos o médico radiologista deve ser consultado para liberar a realização. Trazer exames anteriores da região pode agilizar a autorização da realização do exame.
e) Tatuagens e Maquiagem definitiva / micro pigmentação: esperar 30 dias para realizar a RM.
IV - Preparo
Pacientes que fazem reposição de Ferro por via oral (ex: Noripurum), ou infusão por via EV (ex: Ferinjet), o exame deverá ser agendado após 5 dias de interrupção do medicamento.
a) NO DIA DO EXAME
-Necessário jejum de 4 horas, inclusive de água
-Aplicar 1 bisnaga de Phosfoenema® ou Fleetenema® por via retal na noite anterior ao exame, e 1 bisnaga antes de vir ao Fleury (no máximo duas horas antes). O uso desta medicação tem como objetivo estimular a evacuação do conteúdo residual do reto. ESTA PARTE DO PREPARO É MUITO IMPORTANTE PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SEU EXAME.
-Ficar sem urinar na hora que antecede a ressonância."
- Ressonância magnética de 1,5 tesla,com cortes multiplanares ponderados em T1 e T2 que se iniciam nas asas do ilíaco e se estendem até a sínfise púbica. Não há necessidade de uso de contraste por via intravenosa.
- Este exame está indicado para a avaliação de alterações no assoalho pélvico, na posição dos órgãos pélvicos, pesquisa de prolapsos e de incontinência urinária e fecal.