Outros nomes: Piruvato dehidrogenase M2 , Subunidade E2 do complexo piruvato dehidrogenase, Anticorpos anti mitocôndria por Elisa, Anticorpos anti mitocôndria M2 cirrose biliar primária, Anticorpos anti mitocôndria M2 hepatite crônica ativa, Anticorpos anti fração M2 da mitocôndria, Antic anti mitocôndria por Elisa, Anticorpos anti mitocôndria por Elisa cirrose biliar primária, Anti mitocôndria M2, Anti mitocôndria fração M2
- Imunoenzimático ( para subunidade E2 do complexo piruvato dehidrogenase ).
- Não reagente: índice inferior a 0,9
- Indeterminado: índice entre 0,9 e 1,1
- Reagente: índice superior a 1,1
- Este exame tem utilidade no diagnóstico da cirrose biliar primária (CBP), uma vez que anticorpos antimitocôndria (AMA) são detectados em mais de 95% dos portadores dessa doença. O principal antígeno mitocondrial contra o qual os auto-anticorpos são dirigidos é a subunidade E2 do complexo PDH.
- Como triagem, a pesquisa de AMA pode ser realizada por técnica de imunofluorescência indireta (IFI), que é bastante sensível, mas pouco específica. Consideram-se significativos títulos superiores ou iguais a 1:160. Em baixos títulos, por sua vez, esses anticorpos podem ser encontrados em até 30% dos portadores de hepatite auto-imune e com freqüência variável na síndrome de Sjögren, na síndrome Crest, no escleroderma difuso, no fenômeno de Raynaud idiopático e em tiroidites.
- O resultado positivo da investigação por IFI precisa ser confirmado por técnica imunoenzimática, o que é feito por meio da pesquisa de anticorpos contra o complexo PDH, considerado marcador de cirrose biliar primária.
- Convém ressaltar que os níveis de tais anticorpos não têm relação com a gravidade e com a duração da CBP. Além disso, há relatos de que eles podem anteceder o aparecimento dessa moléstia por anos.
- Este exame não necessita de preparo.