Outros nomes: Mielograma, Osteomielograma, Medulograma
- O mielograma é realizado em medula óssea, pode ser colhida no Fleury ou recebido em todas as Unidades como material enviado.
- Este exame inclui coleta de sangue periférico para a execução de hemograma.
- Somente no caso de material enviado e não seja possível a coleta de hemograma, poderá ser apresentado um laudo de hemograma de até 2 dias antes.
- Se for coletado no Fleury, o exame é realizado somente com pedido médico e a coleta deve ser agendada previamente através da sigla PUNCMED ou BIOPSIOS.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável no dia da coleta.
- O exame não é realizado em menores de 1 ano de idade.
- Caso este exame seja colhido após uma dieta leve, não é necessário jejum. Se, contudo, o exame for feito depois do almoço ou do jantar, deve haver um intervalo de três horas entre a refeição e a coleta.
- Nas unidades hospitalares, encaminhar junto com o material de medula óssea, um tubo de EDTA e/ou lâmina do hemograma mais recente.
Observação
- Neste exame, a punção de medula óssea também é realizada e cobrada.
- Emitir folha de trabalho
- Conferir identificação e qualidade do sangue colhido em EDTA;
- Verificar anotação do local da punção;
- Acondicionar as lâminas SECAS em caixa plástica própria com a etiqueta de identificação na caixa;
- Enviar à seção, em temperatura ambiente.
- Distribuição unidades Hospitalares:
-- Conferir a identificação e qualidade do material
-- Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente)
-- Priorizar o gerenciamento da amostra
-- Acondicionar as laminas secas em caixa plástica própria com a etqiueta de identificação na caixa, e colocar a sinalização de amostra urgente, juntamente com o protocolo de envio de amostras urgentes
-- Enviar à seção em temperatura ambiente.
-- Solicitar transporte urgente para o envio da amostra à seção caso os horários de malote pré- estabelecidos não possam atender a urgência necessária para o rápido recebimento da amostra pelo setor técnico.
ATENÇÃO: enviar ou scanear o questionário ou receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente.
- Estabilidade da amostra:
-- Temperatura ambiente: 48 horas;
-- Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável;
-- Congelada (-20 ºC): não aceitável.
- Colheita de medula óssea, por aspiração, do esterno e/ou cristas ilíacas - estudo citológico, com contagem diferencial, avaliação de eritropoese, granulocitopoese, megacariocitopoese e pesquisa de elementos estranhos ao parenquima medular, em esfregaços de medula corados pelo Leishman e, quando indicados, testes citoquímicos para ferro, peroxidase e outros.
- O exame tem utilidade na investigação diagnóstica e no acompanhamento de doenças hematológicas, tais como leucemias, anemias, plaquetopenias, hipoplasia/aplasia medular, síndromes mielodisplásicas e tumores metastáticos. Nas doenças de depósito, é particularmente importante para esclarecer as afecções em que se verifica a presença de determinados tipos celulares característicos, como ocorre nas mucopolissacaridoses e nas doenças de Gaucher e Niemann-Pick, entre outras. Já em moléstias parasitárias, a exemplo da leishmaniose, da histoplasmose e de doença causada pelo complexo Mycobacterium avium intracelular, o mielograma pode detectar o agente infeccioso.