Outros nomes: Metahemoglobina, Metahemoglobinemia, Metemoglobina, dosagem, sangue total
- Não manusear.
- Enviar o próprio tubo de coleta, refrigerado.
- Estabilidade da amostra:
-- temperatura ambiente: não aceitável;
-- refrigerada (2-8 ºC): 24 horas;
-- congelada (-20 °C): não aceitável.
- Oximetria
- Normal: até 2% da hemoglobina total;
- Índice biológico máximo permitido (IBMP): até 5% da hemoglobina total;
- Níveis tóxicos: acima de 20% da hemoglobina total.
- A determinação da meta-hemoglobina está indicada na avaliação de cianose, particularmente na presença de gasometria arterial normal, e também no estudo das policitemias, hemoglobinopatias, dispneia e cefaleias, assim como na investigação da toxicidade de drogas e na monitorização de pessoas que recebem altas doses de nitrato.
- A meta-hemoglobinemia pode ser hereditária ou adquirida. A forma adquirida é a mais frequente, seja pela elevação de produtos do metabolismo de certas bactérias intestinais, seja em conseqüência do uso de drogas e da exposição a produtos químicos, tais como anilina e derivados, nitritos, nitroglicerina, sais de nitrato em indivíduos queimados, dapsona, acetofenetidina, fenacetina, algumas sulfonamidas, cloratos, quinonas, altas doses de sulfato ferroso e muitos outros. Já a forma hereditária é rara e tem, como causas, a deficiência de meta-hemoglobina redutase e certas hemoglobinopatias, a exemplo de Hb M, Hb Seattle e Hb Warsaw.
- A sulfo-hemoglobinemia é uma afecção clinicamente benigna que, em geral, tem a cianose como sua única manifestação, associando-se raramente a anemias hemolíticas, com formação de corpúsculo de Heinz. A condição resulta da oxidação irreversível da hemoglobina por certas drogas e produtos químicos.
- A maioria das drogas acima referidas como causa de meta-hemoglobinemia pode também ocasionar a formação de sulfo-hemoglobina, particularmente a acetanilida, a fenacetina e as sulfonamidas.
- Este exame não necessita de preparo.