Outros nomes:
Marcação de lesão mamária e axilar pré quimioterapia
Mama e axila
I - Informações sobre o procedimento
- Trata-se de inserção de clipe metálico no interior da lesão mamária ou axilar realizada através de uma agulha dedicada, guiada por ultrassonografia ou mamografia.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- No dia do exame, a cliente deve comparecer acompanhada de um adulto, acima de 18 anos e capaz. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal.
- É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame (mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias) mesmo que tenham sido realizados no Fleury.
III - Preparo
- O uso de antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) deve ser suspenso 48 horas antes do exame, mas somente com o consentimento e supervisão do médico assistente.
- O uso de anticoagulantes deverá apenas ser informado ao médico do Setor de Imagem antes do procedimento.
- Caso necessite fazer uso de analgésicos, poderá tomar dipirona (Novalgina®) ou paracetamol (Tylenol®), na dosagem que está habituada.
- No dia do exame, é necessário comparecer de sutiã justo ou top de ginástica e blusa abotoada na frente.
IV - Cuidados após o exame
- A cliente não deve fazer exercícios vigorosos por 48 horas.
- Trata-se inserção de clipe metálico no interior de uma lesão mamária ou axilar que pode ser guiada por ultrassonografia e mamografia.
- O exame é feito com anestesia local.
- A colocação de clipe no interior da lesão é realizada pelo método de imagem que melhor se visualiza a lesão. Caso a lesão seja identificada tanto pela ultrassonografia quanto pela mamografia, haverá a preferência de ser guiada pela ultrassonografia, pois o procedimento é realizado em tempo real, além de ser melhor tolerado pela paciente.