Outros nomes: Xeromamografia, MAMOGRAFIA CONVÊNCIONAL, MAMOGRAFIA AR, Raio x de mamas, Magnificação e localização de mamas, Mama nodulação, Mamografia com rastreamento, Mamografia com 4 incidências, Mamografia com compressão e magnificação, Mamografia de alta resolução, Mamografia digital com manobra de ecklund, Mamografia bilateral, Mamografia ampliada, Mamografia com screening, Mamografia digital bilateral, Mamografia em QSL, MMG digital para mulheres, Senografia, Mastografia
I - Preparo
- No dia do exame, não usar talco, desodorante ou creme nas mamas e na região das axilas.
II - Observações
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- De preferência, recomenda-se marcar a mamografia do 5º ao 10º dia do ciclo menstrual - contando-se a partir do primeiro dia da menstruação -, pois as mamas são menos doloridas nesse intervalo, ou em período determinado pelo médico solicitante.
- É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame ( mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias ) mesmo que tenham sido realizados no Fleury
III - Contra-indicação
- Este exame não deve ser realizado em gestantes.
- Importante - Necessário intervalo de 06 meses entre a cirurgia para colocação da prótese e a realização do exame.
- A mamografia é um exame que utiliza-se de radiação ionizante para estudo do parênquima mamário.
- São realizadas pelo menos duas incidências: a crânio-caudal e a médio-lateral oblíqua bilateralmente.
- O exame emprega doses baixas de raios X para estudar o tecido fibroglandular mamário. A compressão mamária é necessária para o espalhamento adequado dos tecidos e também para a redução da dose de raios X a que a cliente é submetida.
- Recomenda-se a realização anual desta avaliação em todas as mulheres sem sintomas, a partir dos 40 anos, para o rastreamento e a detecção precoce do câncer de mama. Após os 60 anos, a periodicidade fica a critério do médico solicitante.
- A mamografia pode ser utilizada em qualquer faixa etária e também no sexo masculino, no caso de alterações palpáveis que requeiram esclarecimento diagnóstico.
- Exame de rotina, em mulheres assintomáticas, para detecção precoce do câncer da mama.
- Como exame diagnóstico, naquelas mulheres com sintomatologia clínica ou achados palpatórios.
- Mamas e axilas.