Manual de exames

Imunoistoquimica para, ALK, Vários Materiais

Outros nomes:

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

Este exame é realizado em material obtido por biópsia/ressecção cirúrgica, fixado em formol a 10% (preferencialmente tamponado) ou em fragmentos de tecidos incluídos em bloco de parafina, acompanhados da cópia do laudo original.
- Caso o material de biópsia ainda não tenha sido analisado, orientar abertura de exame anátomo-patológico ANATPATP ou ANATPATTE.
- NÃO SÃO ACEITOS MATERIAIS FIXADOS EM OUTROS MEIOS. (como Bouin, ou álcool por exemplo).
- O TEMPO DE FIXAÇÃO DEVE SER DE 06 A 72h.

- O exame poderá ser realizado em emblocados celulares em parafina fixados em formol a 10%, desde que a quantidade e a qualidade do material sejam verificadas previamente ao exame pelo patologista responsável.
- Preferencialmente, o material deve ser enviado até 24 horas após a coleta.

Para saber sobre estes exames e como realizar, acesse:
https://www.fleurygenomica.com.br/

Processamento e adequação da amostra

- Enviar o material para à seção.

Método


-Fragmentos de tecidos seccionados de 2 a 3 micras são desparafinizados, hidratados e submetidos a reação automatizada no equipamento BENCHMARK ULTRA-VENTANA (Roche) Clone (D5F3).

Valor de referência

- O resultado do exame baseia-se na interpretação das reações por médico patologista:
Anticorpo anti-ALK (clone D5F3):
POSITIVO para ALK: Presença de coloração citoplasmática granular forte em qualquer porcentagem de celular tumorais. Artefatos de colotação devem ser excluídos.
NEGATIVO para ALK:Ausência de coloração citoplasmática granular forte em células tumorais.

Interpretação e comentários

A proteína ALK é um membro dos receptores tirosina quinase normalmente expressa apenas no sistema nervoso. A patogênese molecular de ALK começa com rearranjos cromossômicos envolvendo o cromossomo 2p resultando na formação de um produto de gene de fusão composto por porções do gene que codifica a proteína EML4 e do gene ALK. Diferentes tipos de inversão EML4-ALK tornam ALK cataliticamente ativa e de localização citoplasmática. Foram identificados outros genes parceiros de fusão com ALK, além de EML4. O rearranjo de ALK é reconhecido como um fator oncogênico chave em carcinoma não pequenas células de pulmão (CPNPC). A incidência de rearranjos do gene ALK é de cerca de 5%, identificada mais frequentemente em adenocarcinomas de pulmão, com tendência a maior frequência em não fumantes ou fumante ocasional.
Este teste (VENTANA ROCHE clone D5F3) destina-se à detecção laboratorial por imuno-histoquímica automatizada da proteína ALK em tecido de carcinoma do pulmão de não pequenas células (CPNPC) fixado em formol e impregnado em parafina. É indicado como um auxiliar da avaliação de doentes com CPNPC que podem beneficiar do tratamento com crizotinib. A interpretação clínica dos resultados é feita no contexto da avaliação histológica e dos controles adequados, por patologista dentro do contexto clínico do paciente.
- A fixação inadequada e as condições adversas de preparo do bloco de parafina podem interferir nesta análise.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura