Manual de exames

Hormônio de crescimento placentário, soro

Outros nomes: Rastreamento bioquímico da pré eclampsia, Bioquímica da pré eclampsia, BIOQUÍMICA PRE ECLAMPSIA, FATOR DE CRESCIMENTO PLACENTÁRIO

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

"Este exame faz parte do Rastreamento Bioquímico do 1º Trimestre, idealmente composto por dosagem no sangue de fração livre do hormônio-gonadotrofina coriônica (BHCGFREE), proteína A plasmática associada à gravidez (PAPP-A) e fator de crescimento placentário (PLGF).
Este exame deve ser associado a ultrassonografia morfológica do 1º trimestre.
Este exame é realizado somente no 1º TRIMESTRE (de 10 a 13 semanas e 6 dias) de gestação de feto único ou gemelar, até 2 fetos (não é realizado em gestação de trigêmeos ou mais).

- O cálculo dos riscos de síndromes genéticas e pré-eclâmpsia será feito somente se os exames de ultrassonografia morfológica e de rastreamento bioquímico forem realizados no Fleury (não será realizado o cálculo de riscos com exames de outros laboratórios).

- No dia do exame é necessário preencher o Questionário de Rastreamento Bioquímico do Primeiro Trimestre de Gestação com dados pessoais (peso, tabagismo, diabetes, fertilização assistida).
- No dia da ultrassonografia, é aferida a pressão arterial (PA) nos dois braços, duas vezes. Caso a ultrassonografia tenha sido realizada anteriormente, medir a pressão arterial antes da coleta de sangue.


Observações:
- Para que os cálculos do Rastreamento Bioquímico fiquem prontos no dia da ultrassonografia, os exames de sangue precisam ter sido colhidos pelo menos 3 dias úteis antes. Se não desejar o laudo do Rastreamento Bioquímico no dia da ultrassonografia, os exames de sangue e ultrassonografia podem ser feitos todos no mesmo dia (e os cálculos ficarão prontos em data posterior).

- Se não tiver realizado os exames anteriores no Fleury é aconselhável levar os resultados anteriores.




"

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos após a coleta;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 °C;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção Refrigerado.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 1 dia;
Refrigerada (2-8ºC): 6 dias;
Congelada (-20ºC): 4 meses.

Método

- Ensaio imunofluorimétrico.

Valor de referência

- Valores em pg/mL:

Semanas de gestação............Mediana...........Amplitude (95%)
9 semanas............... ..............18.8.....................9.6- 37.8
10 semanas:....... ............... ...23.9 ...................12.0- 48.1
11 semanas:...... ................... 29.8 ...................12.9- 50.9
12 semanas:....... .................. 36.6 ...................17.6- 70.0
13 semanas:....... .................. 43.8 ...................21.8- 80.1

Interpretação e comentários

Este hormônio é produzido pela placenta e junto com dados clínicos maternos e ultrassonográficos é útil para identificação de gestantes com risco aumentado para pré-eclâmpsia e outras formas de hipertensão na gestação. Serão considerados a idade materna, os antecedentes familiares e pessoais de hipertensão, fertilização in vitro, pressão arterial, dopplervelocimetria das artérias uterinas e a dosagem do PLGF. Ao final do exame, é calculado uma probabilidade de desenvolvimento de hipertensão na gestação, nos casos em que o exame ultrassonográfico foi realizado em nosso serviço.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura