Manual de exames

Hemocultura, para Anaeróbios, Vários Materiais

Outros nomes: Cultura de sangue para anaeróbios

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Este exame é útil para detectar a presença de bactérias anaeróbias no sangue.
- A amostra pode ser coletada independentemente de o cliente ter ou não febre.

Processamento e adequação da amostra

- Verificar se foi anotado qual é a amostra (1ª amostra, 2ª amostra, etc.)
- Enviar os frascos em saco plástico para a Seção de Microbiologia em temperatura ambiente.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 24 horas.

Método

- Fluorimetria automatizada com meios contendo resinas quelantes de antimicrobianos (BACTEC 9240 ou FX)

Valor de referência

- Cultura negativa.

Interpretação e comentários

- O volume mínimo para diagnóstico de bacteremia em adultos é de 40 ml, devendo ser coletados 20 ml em cada punção em sítios distintos.
- Recomenda-se que a cada punção com coleta de 20 ml, metade do volume (10 ml) seja acondicionado em frasco aeróbio e 10 ml sejam acondicionados em frasco anaeróbio.
- Apesar de a incidência de bacteremia por anaeróbios ser baixa - cerca de 1% - a hemocultura para detecção desse grupo de microrganismos pode ser de grande auxílio quando há suspeita clínica.
- Além da detecção de anaeróbios estritos, o frasco para anaeróbios permite o isolamento de facultativos, como Enterobacteriaceae (Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, dentre outros), Staphylococcus, Streptococcus e Enterococcus; entretanto não permite detecção de Acinetobacter sp., Pseudomonas sp. e outros bacilos gram-negativos não fermentadores da glicose ou Candida sp.
- É preferível coletar as hemoculturas antes do início da antibioticoterapia, porém o uso prévio de antimicrobianos não é fator impeditivo da realização do exame.
- O intervalo entre as coletas de amostras é definido pela urgência no início da terapia antimicrobiana; portanto a segunda amostra pode ser coletada imediatamente após hemostasia adequada do primeiro sítio de punção.
- Em nossa rotina, os frascos utilizados contém resinas que facilitam a detecção do patógeno mesmo na vigência de terapia antimicrobiana, em função de sua ação quelante desses compostos. Essas resinas (catiônicas e aniônicas) atuam ligando-se aos antimicrobianos em função de suas cargas elétricas.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura