Outros nomes: Anticorpos anti GM1 , Anti GM1, Anticorpos anti gangliosídeos, Anticorpos gangliosídeos, Anticorpos GM1, Anti-gangliosídeos, Detecção de autoanticorpos antigangliosídeos IgG/IgM, Neuropatia autoimune, Gangliosídeos anticorpos
Este exame não necessita preparo
Soro:
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar;
- Enviar à seção, refrigerado;
Estabilidade das amostras soro:
Temperatura ambiente: 8 horas
Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias;
Congelada (-20 ºC): 3 meses
Imunodot
Negativo ou Positivo
Uma amostra é considerada negativa em relação a um dos anticorpos se a coloração da linha de teste apresentar uma coloração igual ou menos intensa que a faixa no modelo de identificação/avaliação.
Uma amostra é considerada positiva em relação a um dos anticorpos se a coloração da linha de teste apresentar uma coloração mais intensa do que a faixa no modelo de identificação/avaliação.
A linha de controle positivo deve ser positiva em todos os casos. A coloração da linha garante que o teste foi executado corretamente e que o kit componentes não são degradados. Se a linha de controle positivo não mostrar coloração os resultados não podem ser interpretados.
Os gangliosídios são esfingolípides que estão presentes em grande quantidade nas membranas de células nervosas. Os gangliosídeos desempenham papéis importantes em funções biológicas como crescimento e diferenciação celular, modulação da transdução de sinal e reações imunes. Os autoanticorpos anti-gangliosídios são policlonais e encontram-se elevados em algumas formas de neuropatias periféricas motoras multifocais que se caracterizam por déficit motor assimétrico de caráter progressivo, sem comprometimento da sensibilidade ou sinais de espasticidade. De 30% a 50% dessas neuropatias são associadas a altos títulos de anticorpos antigangliosídios. Por serem imunologicamente mediadas, tais formas respondem à terapia imunossupressora. A literatura descreve sensibilidade e especificidade do método em cerca de 56% e 97%, respectivamente. Considerando que não são todos os pacientes com neuropartias autoimunes que apresentam positividade para autoanticorpos anti-gangliosídeos e também considerando que pode haver reações cruzadas devido a mimetismo com estruturas de alguns patógenos, a valorização do resultado ficará a critério de clínico assistente, levando em consideração a avaliação clínca para conclusão diagnóstica.