Outros nomes: Trofozoítos por coloração de hematoxilina férrica, Trofozoítos pela coloração de tricromo di Gomori, Hematoxilína férrica
- Este exame é recomendado para o diagnóstico de diarréias causadas por Dientamoeba fragilis e Entamoeba histolytica /E. dispar.
- O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos..
- Mínimo: 20 g (1 colher de plástico cheia)
- Transferir parte da fezes (1 colher de plástico cheia) para o frasco com conservante SAF. quando a amostra for recebida somente em frasco seco.
- Tampar e a seguir verificar a correta vedação da tampa.
- Homogeneizar por inversão.
- A quantidade de conservador deve ser cerca de 3 vezes aquela do material. Caso o material seja escasso, utilizar menor quantidade de conservador de modo a manter a proporção de 3 partes de conservador para uma parte do material.
- Encaminhar ao setor de Microbiologia, o frasco com conservante (SAF), em temperatura ambiente.
- MATERIAL RECEBIDO EM FRALDA:
Para as amostras excepcionalmente recebidas em frasco seco ou fralda, o material deve ser encaminhado à distribuição em até 3 horas após a coleta, para a transferência de uma parte do material (1 porção/colher) para o frasco com conservador.
- MATERIAL RECEBIDO EM FRALDA:
. Utilizando a colher descartável, 4 a 5 porções (colheres) para o frasco de tampa rosqueada sem conservante (frasco seco).
. Utilizando a colher, transferir 1 porção para o frasco com conservante. Tampar verificando o encaixe adequado da tampa, para evitar vazamentos.
. Se existir pomada visível junto com as fezes, separar e desprezar a porção que contém o produto.
- Coloração Tricromática de Wheatley.
- Ausência de trofozoítos de E. histolytica/E. dispar ou Dientamoeba fragilis.
- A maior utilidade do teste é a pesquisa de trofozoítos de Dientamoeba fragilis, que causa diarréia não invasiva, mas não tem em seu ciclo de vida a fase cística. O quadro clínico inclui diarréia nas duas primeiras semanas e dor abdominal que pode persistir por um a dois meses. O exame deve ser realizado em três amostras coletadas em dias distintos.
- Nas diarréias agudas por Entamoeba histolytica, as formas vegetativas (trofozoítos) são predominantes, mas o exame parasitológico de rotina detecta apenas as formas císticas.
- Este exame, não permite diferenciar Entamoeba histolytica de Entamoeba dispar, não patogênica, sendo indicado para esse fim a pesquisa de antígeno específico de E. histolytica.