Manual de exames

DENOSUMABE XGEVA, APENAS APLICAÇÃO, Subcutaneo

Outros nomes:

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

"I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento denosumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em adultos e em adolescentes com mais de 12 anos.
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com solicitação médica.
- Não é necessário jejum.
A administração de denosumabe é realizada somente após entrevista médica.
No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte

Interpretação e comentários

"Informações sobre o XGEVA®:
O denosumabe é anticorpo monoclonal humano da classe IgG2 contra o ligante do RANK (RANKL), impedindo que este ative seu único receptor, RANK, encontrado na superfície de osteoclastos e seus precursores. O RANKL é essencial para a formação, a função e a sobrevivência dos osteoclastos, uma célula responsável pela reabsorção óssea. O aumento da atividade dos osteoclastos estimulado por esse ligante é um importante mediador de reabsorção óssea, em tumores metastáticos e no mieloma múltiplo. A prevenção da interação do RANK com seu ligante (RANKL) resulta na queda do número e da função dos osteoclastos e, portanto, na redução da reabsorção, liberação de cálcio esquelético e da destruição óssea induzida pelo câncer. Os tumores de células gigantes do osso são caracterizados pela expressão de ligante RANK pelas células estromais e células gigantes semelhantes a osteoclastos expressando RANK. Em pacientes com tumor de células gigantes do osso, o denosumabe se liga ao ligante RANK, reduzindo ou eliminando significativamente células gigantes semelhantes a osteoclastos.
- Indicações
XGEVA® é indicado para prevenção de eventos relacionados ao esqueleto em pacientes com mieloma múltiplo e em pacientes com metástase óssea de tumores sólidos, tratamento de hipercalcemia associada à malignidade refratária a bisfosfonato intravenoso e para o tratamento de adolescentes esqueleticamente maduros e adultos com tumor de células gigantes do osso, no qual não há possibilidade de tratamento cirúrgico.

Doses e intervalos

"O Xgeva® deve ser administrado na dose de 120mg por via SC a cada 4 semanas.
Em pacientes com hipercalcemia relacionada à malignidade e no tumor de células gigantes do osso, deve-se administrar dose adicional do Xgeva® nos dias 8 e 15 do primeiro mês de tratamento.

Efeitos adversos

"Frequentemente são observadas artralgias e dor nas costas com o uso do denosumabe (>10% dos casos). Celulite (infecção do tecido celular subcutâneo) e irritação da pele são raramente observados em pacientes que utilizam o denosumabe (0,1 a 1% dos casos).
- Hipocalcemia grave é descrita com o uso do Xgeva® inclusive com risco à vida; portanto, é indicado repor cálcio e vitamina D.
- A osteonecrose de mandíbula é raramente observada em pacientes que utilizam o Xgeva® e sua incidência aumenta com o tempo de uso.
- Fraturas femorais atípicas foram descritas em pacientes em tratamento com Xgeva®. Pacientes que apresentam algumas comorbidades (por exemplo, deficiência de vitamina D, artrite reumatoide, hipofosfatemia) ou que utilizam determinados medicamentos (por exemplo bisfosfonatos, glicocorticoides, inibidores da bomba de prótons) apresentam maior risco de desenvolver fratura femoral atípica com o Xgeva®.
- Após a descontinuação do tratamento com Xgeva® é observado risco aumentado de múltiplas fraturas vertebrais e de hipercalcemia.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura