Outros nomes: Pesquisa e dosagem no sangue Cobalto
'- Não manusear;
- Receber o material no próprio tubo de coleta 6 mL, tampa azul, de plástico, livre de metal EDTA (BD) e enviar à seção.
- Volume mínimo aceitável:
Adulto: 2,2 mL
Criança: 2,2 mL
- Enviar o material à seção, refrigerado, de 2 a 8°C.
ATENÇÃO:
Quando solicitado dosagem de COBALTO e outros metais em sangue total na mesma ficha, tais como: PB, MERCURIO, MERCURTE, CADMIO, ARSEN, ARSENTE e BERILIO, a coleta deve ser realizada no mesmo tubo Livre de Metal EDTA 6 mL - BD.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias;
Congelada (-20 ºC): 30 dias.
Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS)
Inferior a 1,0 µg/L
- O teste tem a finalidade de identificar indivíduos expostos ao cobalto. Aproximadamente 85% do cobalto absorvido é excretado na urina e o restante eliminado nas fezes. O risco de intoxicação está ligado ao ambiente ocupacional. A substância é amplamente usada em laboratórios e indústrias como catalisador, componente de tintas e pigmentos, por exemplo. Pode ser usada também como isótopo radioativo. A intoxicação pelo cobalto pode causar dermatite, síndrome semelhante à asma, cardiomiopatia, hipotiroidismo, policitemia e fibrose pulmonar intersticial. Ademais, pacientes com próteses ortopédicas metálicas podem, eventualmente, apresentar níveis aumentados desse metal no sangue.
- O exame só é realizado mediante apresentação do documento de identidade (RG).
Preparo do cliente:
- É necessário evitar o consumo de suplementos minerais, vitamina B12 ou outras vitaminas do complexo B, três dias antes da coleta.
- Em coletas com finalidade de exposição ocupacional, recomenda-se fazê-la fora do ambiente de trabalho.
- Coletas ocupacionais devem ser feitas no final da jornada e da semana.