Outros nomes: HEMORRAGIA DIGESTIVA, PESQUISA DE, PERDAS SANGUINEAS DIGESTIVAS, PESQUISA DE, Pesquisa de hemorragia digestiva, Pesquisa de hemorragia digestiva com radioisotopo, Pesquisa de sangramento intestinal
I - Informações sobre o exame
- Inicialmente, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas em seguida. Essa primeira etapa dura cerca de uma hora e 45 minutos.
- A aquisição de outras imagens é definida no momento do exame, podendo ser necessária em intervalos que variam de uma a duas horas ou, algumas vezes, ao longo de todo o dia. Dessa forma, o cliente deve se programar para ficar à disposição do Fleury.
- Eventualmente, também pode ser preciso obter imagens cerca de 24 horas após a administração do radioindicador.
II - Critérios de realização
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal.
- O procedimento não é realizado em gestantes. No caso de mulheres em fase de amamentação, consultar a equipe médica da Medicina Nuclear.
- Há restrição de peso para a realização do exame. Por isso, o cliente deve consultar a Central de Atendimento ao Cliente Fleury antes de comparecer à unidade de atendimento.
- É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame.
- Caso cliente tenha realizado exames com contraste oral baritado, é necessário aguardar 48 horas para fazer a pesquisa de hemorragia digestiva.
- Nas 24 horas antes do exame, o cliente precisa suspender o uso de heparina, com ordem expressa do médico assistente.
- O cliente deve apresentar resultados de exames anteriores relacionados, se houver.
Cintilográfico com radioisotopo
- O princípio básico do exame é a marcação do sangue circulante para que o extravasamento, no local do sangramento, resulte em acúmulo de radioatividade. Esta técnica detecta níveis de sangramento da ordem de 0,1 a 0,5 mL/minuto e sua grande vantagem está na permanência do radioindicador no sangue por um período prolongado, o que permite a tomada de imagens até 24 horas após o cliente ter recebido a injeção.
- O exame tem utilidade na localização de focos de hemorragia digestiva. É considerado anormal quando se verifica hiperconcentração do radioindicador em topografia de alça intestinal, com progressão do material radioativo pela luz intestinal com o passar do tempo.
- Abdome