Manual de exames

Calprotectina, dosagem, fezes

Outros nomes: Calprotectina nas fezes, Calprotectina fecal, Dosagem de calprotectina nas fezes

Este exame não precisa ser agendado

Método

Turbidimetria

Valor de referência

NORMAL : Inferior a 50 mcg/g fezes
DUVIDOSO: 50 a 200 mcg/g fezes
ALTERADO: Superior a 200 mcg/g fezes


(*) Se solicitado para triagem para doença inflamatória intestina (DII), sugere-se a investigação com colonoscopia. Se solicitado para acompanhamento de atividade de DII, é possível indicar doença ativa, sabendo-se, no entanto, que a alteração da calprotectina pode preceder a lesão macroscópica da mucosa.
Fonte: Naismith GD, et al. A prospective evaluation of the predictive value of faecal calprotectin in quiescent - Crohn's disease, J Crohns Colitis (2014).

Interpretação e comentários

- A calprotectina é um heterocomplexo proteico ligador de cálcio e zinco, presente em abundância nos neutrófilos. Por sua alta resistência à degradação e à sua estabilidade nas fezes, vem sendo utilizada como marcador não específico de inflamação intestinal.

- Assim, apresenta-se elevada em adultos e crianças com doença inflamatória intestinal (DII), podendo ser usada tanto para triagem, na diferenciação entre síndrome do intestino irritável de DII, para indicação de colonoscopia, quanto no acompanhamento do tratamento, já que aumenta quando a doença está ativa e diminui na medida em que ela se mantém sob controle.

- Apesar de os níveis de calprotectina estarem elevados em variados quadros de infecção intestinal em adultos e crianças, a concentração desse heterocomplexo é mais baixa nas DII.

Processamento e adequação da amostra

Volume ideal: 10 gramas

Gerenciar o material e encaminhar refrigerado para o setor PARASITOLOGIA

ATENÇÃO:
Serão emitidas duas etiquetas, uma delas para o setor PAR, sigla CALPROEXT, e a outra etiqueta para o setor ESPB, sigla CALPRO.
Colar a etiqueta de ambos os setores no frasco zanata e encaminhar dentro do saquinho plástico ZIP. Enviar a amostra em temperatura refrigerada.

Estabilidade da amostra:
Ambiente: NÃO ACEITÁVEL
Refrigerada: 4 dias.
Congelada: NÃO ACEITÁVEL.


Orientações necessárias

- Para o exame, é necessário retirar, no Fleury, a folha de instruções e o material adequado para a coleta da amostra.
- Caso o cliente tenha realizado colonoscopia, a coleta de fezes deve ser realizada pelo menos 72 horas após o procedimento.
- Colher preferencialmente a primeira evacuação do dia.
- Para criança que use fralda ou que apresente quadro diarreico, as fezes precisam ser colhidas em saquinho coletor de urina, para evitar a absorção do material pela fralda, podendo ser mantidas e entregues nesse invólucro.
- Mulheres não devem fazer a coleta durante a menstruação. Se isso não for possível, é preciso colocar tampão vaginal antes de evacuar.
- - O exame deve ser realizado antes de qualquer procedimento que envolva o uso de contrastes radiológicos.
- Após o uso de contrastes radiológicos via oral deve-se aguardar no mínimo 2 dias.
- A amostra não pode estar contaminada com urina.
- O exame pode ser entregue em até 72 horas, após coleta, se estiver refrigerado.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura