Outros nomes: Teste molecular para doença de Lyme , Teste molecular para borreliose, PCR para, Pesquisa qualitativa do DNA, Doença de Lyme
- Não é necessário preparo para este exame.
- Este exame pode ser realizado no sangue, ou no liquor.
-Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame.
- Liquor
-- Este exame é realizado em amostra de liquor colhida no Fleury ou enviada.
-- Para coleta no Fleury, é necessário pedido médico e agendamento prévio.
-- Amostras não colhidas no Fleury devem permanecer refrigeradas e ser entregues até 48 horas após a coleta, em frasco estéril, com volume mínimo de 1 mL.
-- O Fleury não aceita material acondicionado em seringa com agulha.
1. Sangue:
- Não centrifugar
- Enviar o material no próprio tubo de coleta, refrigerado. NÃO CONGELAR.
2.Liquor
- Não centrifugar
- Enviar, no mínimo, 1 mL de liquor, em frasco estéril, refrigerado.
Estabilidade da amostra:
1.Sangue:
Temperatura ambiente: 48 horas
Refrigerado (2º-8ºC): 7 dias
Congelado (-20ºC): não aceitável
2.Liquor:
Temperatura ambiente: 48 horas
Refrigerado (2º-8ºC): 7 dias
Congelado (-20ºC): 30 dias
Reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real.
NÃO DETECTADO
A doença de Lyme é uma infecção multifásica e multissistêmica causada por espiroquetas do complexo Borrelia burgdoferi, transmitidas ao ser humano por meio da picada de carrapatos. Nos EUA e na Europa, é a doença derivada de carrapatos mais comum; contudo, no Brasil, não foi demonstrada a presença de nenhuma das espécies desse complexo, embora existam algumas evidências esporádicas de que exista em nosso meio uma espécie de Borrelia geno e sorotipicamente distinta daquelas encontradas no Hemisfério Norte. O espectro clínico da doença é amplo. O sinal mais precoce e clássico é o eritema migrans, presente em cerca de 80% dos pacientes. Outras manifestações precoces incluem mal-estar, cefaleia, febre, linfadenopatia, mialgia e artralgia. Na fase crônica, podem ocorrer artrites, dermatite atrófica, doença neurológica e cardíaca.
O método de escolha para o diagnóstico de doença de Lyme, é a sorologia; contudo, a soroconversão pode levar até 4 semanas para ocorrer. A PCR pode ser útil para o diagnóstico nesse período, ou ainda para a detecção da presença da bactéria no liquor, no líquido sinovial ou pericárdico nas apresentações crônicas.