Manual de exames

Arsênico, urina

Outros nomes: Arsênico, pesquisa e dosagem na urina, Dosagem de Arsênio na urina

Este exame não precisa ser agendado

Processamento e adequação da amostra

"Urina isolada:
'- Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca.
Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta.
- Volume mínimo de 20 mL.
- Aliquotar 5 mL em tubo plástico estéril PADRÃO, 6 mL - GREINER.
- Enviar à seção, refrigerada.

- Congelar no setor. Manter congelada (-20°C) até o processamento.

ATENÇÃO
- Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante.""


Estabilidade da amostra :
Temperatura ambiente : não aceitável;
Refrigerada (2 - 8 ºC): 5 dias;
Congelada (-20°C): 30 dias"

Método

Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado

Valor de referência

Inferior a 35 ug/L

Interpretação e comentários

8 - Interpretação e comentários
- O exame se destina à identificação de indivíduos expostos ao arsênico de forma aguda ou crônica. Essa substância é utilizada na indústria de vidros, pesticidas, couros, tecidos, tintas e na preservação de madeira. A exposição ainda ocorre nos processos de mineração do arsênico.
- A entrada no organismo se dá por vias respiratória e digestiva. O organismo trata o arsênico como fosfato, incorporando-o de maneira competitiva nos processos de fosforilação oxidante. Isso resulta em redução de energia para as células.
- A intoxicação aguda se caracteriza por conjuntivite, bronquite, dispneia, distúrbios gastrintestinais, renais, alterações de pele (edema facial, descamação, rash), convulsões, choque, podendo até levar a morte. Em caso de ingestão, podem ocorrer vômitos intensos e diarreia, edema facial, cãibras e distúrbios cardíacos (extrassístoles, torsade de pointes com intervalo QT prolongado).
- A intoxicação crônica, que se dá após exposição de semanas a meses, por sua vez, pode levar a casos de perfuração do septo nasal, irritação da árvore respiratória, eczema, pústula, dermatites das áreas expostas, hiperqueratose, melanoma, estrias ungueais, úlceras nasais e câncer de pele. No sistema nervoso central provoca paralisia do VI par, confusão mental, alterações de humor e memória. No sistema nervoso periférico leva à neuropatia sensorial unilateral, distúrbios motores e parestesias. Ademais, pode causar anemia e leucopenia, alterações hepáticas, e câncer pulmonar.
- Alguns frutos do mar podem conter altas concentrações de compostos organoarsenicais, que, quando ingeridos, são rapidamente excretados na urina. O cliente deve ser alertado para evitar a ingestão desse alimento pelo menos dois dias antes da coleta, principalmente no caso de avaliação ocupacional.
- No caso de avaliação ocupacional, a coleta deve ser feita no fim da jornada de trabalho do último dia da semana trabalhada. Recomenda-se iniciar a monitorização após seis meses de exposição. Segundo a NR7 este é um "indicador biológico capaz de indicar uma exposição ambiental acima do Limite de Tolerância, mas não possui, isoladamente, significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica doença, nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico."

Orientações necessárias

I - Material
- Este exame pode ser feito SOMENTE em amostra de urina isolada.
- O cliente não deve ingerir peixes e crustáceos nos três dias que antecedem a coleta, uma vez que alguns desses alimentos podem interferir no resultado do teste.
- No caso de avaliação ocupacional, a coleta deve ser feita no fim da jornada de trabalho do último dia da semana trabalhada. Após 4 ou 5 jornadas de trabalho consecutivas.
Recomenda-se iniciar a monitorização após seis meses de exposição.

II - Coleta
- O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho. Quando realizado nas dependências da empresa, deve ser feito no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação.
- Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos.
- O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar este exame.

III - Prazo para a entrega da amostra
- O material deve ser mantido refrigerado e entregue em até um dia após a coleta.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura