Outros nomes: Aglutininas irregulares, Anticorpos atípicos, Anticorpos isoimunes, Coombs indireto CI quantitativo, Aglutninas anti RH , Teste de antiglobulina indireto eritrócitos , IAT indirect antiglobulin test , Anticorpos heterólogos, Anticorpos irregulares, Coombs indireto, Anticorpos anti D, Anticorpos anti eritrocitários, Teste de incompatibilidade de RH, Aglutininas anti RH anticorpos irregulares, Quantitativo aglutininas anti RH
- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação.
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 4 ºC;
- Não aliquotar.
- Enviar à seção, refrigerado;
- Volume ideal: 2 mL; volume mínimo: 1,5 mL.
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 8 dias;
Congelada (-20 ºC): 1 ano.
- Aguardar 30 minutos;
- Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC;
- Não aliquotar.
- Enviar à seção, refrigerado;
- Volume ideal: 2 mL; volume mínimo: 1,5 mL.
Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: 8 horas;
Refrigerada (2-8 ºC): 8 dias;
Congelada (-20 ºC): 1 ano.
- Gel-teste.
- Negativo.
- É chamado de Coombs Indireto ou de Pesquisa de Anticorpos Irregulares a pesquisa de anticorpos direcionados a antigenos eritrocitários após imunização do indivíduo sob estudo. O teste consiste na pesquisa e identificação de anticorpos irregulares no soro , por meio da utilização de painéis de hemácias contendo os antígenos mais imunogênicos pertencentes aos principais sistemas de grupos sangüíneos. O teste está indicado para pacientes previamente transfundidos, para todas as gestantes no pré-natal e após a realização da imunoprofilaxia RhD. Caso o teste seja negativo no primeiro trimestre, o mesmo deve ser repetido no terceiro trimestre, preferencialmente na 28ª semana de gestação. Caso o mesmo seja positivo, deve ser repetido mensalmente até a 32ª semana e a cada 15 dias a partir da 33ª de gestação até o momento do parto. Naquelas situações em que seja detectado um anticorpo de importância clínica, pelo método gel-teste em meio de baixa força iônica/antiglobulina e/ou hemaglutinação convencional, a titulação do mesmo é automaticamente realizada. Gestantes que tenham anticorpos anteriormente identificados têm sua amostra prévia testada, em paralelo, sempre que a mesma esteja disponível, com a atual para se confirmar aumento de título do anticorpo.
O acompanhamento imuno-hematológico de uma gestante aloimunizada tem por finalidade indicar ao obstetra o momento ideal para realizar exames especializados. A imunização a antígenos de grupos sangüíneos menores pode ocorrer em decorrência de abortamentos, gestações, infusão de material biológico, infusão de linfócito paterno ou transfusões prévias. Pacientes que receberam profilaxia com imunoglobulina anti-D podem apresentar positividade do teste alguns meses após a medicação.
- Este exame não necessita de preparo.