Manual de exames

2,5 Hexanodiona, urina

Outros nomes: 2,5 Hexanodiona, pesquisa e dosagem na urina, Hexanodiona, pesquisa e dosagem na urina, Cola de sapateiro, solvente de, pesquisa e dosagem na urina

Este exame não precisa ser agendado

Processamento e adequação da amostra

- Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca. Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta.
- Não manipular.
- Enviar refrigerado.
- Volume mínimo: 10 mL
"ATENÇÃO - Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante."

Estabilidade da amostra
Temperatura ambiente: não aceitável
Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias
Congelada (-20 ºC): 30 dias

Método

Cromatografia Gasosa - Detecção Com Ionização De Chama

Valor de referência

Final de Jornada (n-hexano):
*IBE/EE: até 0,5 mg/L
Final de Jornada da semana (Metil butil cetona):
*IBE/EE: até 0,4 mg/L

*IBE/EE: Indicadores Biológicos de Exposição Excessiva.
(NR Geral Port 6734 9/3/20).



Interpretação e comentários

- A 2,5-hexanodiona é o principal produto de biotransformação do hexano, e também da metil-etil-cetona e da metil n-butilcetona (2-hexanona) no homem. O hexano consiste em um líquido incolor, largamente utilizado como solvente de cola na indústria de calçados, como solvente de tintas e vernizes, na extração de óleos vegetais, na indústria de petróleo, podendo também ser empregado como diluente de plásticos e borrachas. Eventualmente o hexano pode estar contaminado com benzeno. A principal via de introdução desse solvente no organismo é a respiratória, mas, por se tratar de um material lipossolúvel, ocorre também pequena absorção pela pele, mucosas e por ingestão. A intoxicação aguda se caracteriza por irritação mucosa, dificuldade respiratória, pneumonite, alterações visuais, cefaleia e depressão do sistema nervoso central. Se ingerido pode causar náuseas, vômitos, dores abdominais e hepatotoxicidade aguda. A exposição crônica é neurotóxica, tanto central (alterações visuais e de memória), bem como periférica (polineuropatia ascendente).
- Uma vez absorvido, o hexano é distribuído para vários tecidos, principalmente cérebro, rins e baço e é eliminado do organismo pela urina, após sofrer oxidações sucessivas, na forma de 2,5-hexanodiona, que é o metabólito neurotóxico do hexano.
- O tempo de positividade do teste não é longo, mas apenas de 48 a 72 horas, na dependência da intensidade do uso e do teor de gordura do corpo, já que, além de ser lipossolúvel, a 2,5-hexanodiona é absorvida e, depois, liberada pouco a pouco. A exposição concomitante ao tolueno pode alterar a excreção da 2,5-hexanodiona

Orientações necessárias

I - Material
- Este exame é realizado SOMENTE em amostra isolada de urina.

II - Coleta
- O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho. Quando realizado nas dependências da empresa, deve ser feito no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação.
- Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos.
- O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar este exame.

III - Prazo para entrega do material
- A amostra deve ser mantida sob refrigeração e entregue no Fleury até dois dias após o término da coleta.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura